A 1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa é tema de aula pública na Faculdade de Ciências da Saúde, da UnB

Diretora do DGIP e integrantes da comissão organizadora do evento conversaram com alunos do curso de Saúde Coletiva

Em 10 de Maio de 2023 às 19h29
A 1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa é tema de aula pública na Faculdade de Ciências da Saúde, da UnB

A Diretora do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (DGIP/SE/MS), Conceição Rezende, ministrou Aula Pública para alunos do curso de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB), no dia 9 de maio.

Como parte das atividades da disciplina ‘Gestão Estratégica, Participação Social e Controle Social em Saúde’, a diretora do DGIP foi convidada pela professora Denise Osório Severo, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, para falar sobre a 1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa (1ª CLNGIP). Alunos da disciplina ‘Epidemiologia Descritiva’, da professora Maria Paula Zaitune, também aproveitaram a oportunidade e participaram da aula pública. A aula contou também com a presença e apoio de representantes do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva (CASC).

Conceição Rezende contextualizou a criação e atuação das conferências de saúde, ao longo dos anos, para a concepção, implementação e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao relatar sua experiência de mais de 40 anos como trabalhadora da saúde, a diretora do DGIP contou detalhes da participação ativa na 8ª Conferência Nacional de Saúde – momento histórico que debateu a saúde como dever do Estado e direito do cidadão.

E para falar sobre o processo de construção da 1ª CLNGIP, integrantes da Comissão Organizadora do evento também participaram da conversa com os alunos. José Nascimento, Carol Monjardim e Talita Lima, que são egressos do curso de Saúde Coletiva da UnB e atualmente trabalham na Coordenação-Geral de Articulação Interfederativa e Participativa do DGIP, explicaram como de fato a Conferência vem sendo estruturada. Na oportunidade, os alunos foram convidados e incentivados a participarem da 1ª CLNGIP como voluntários.

logo de parcerios
1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa

1clngip@saude.gov.br

cgai.dgip@saude.gov.br

Copyright © 2023 Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa. Todos os direitos reservados.